Lab Cenografia 2017
 
 
TM 25 ANOS - Laboratório de Cenografia
 
 
FORMADOR
Marta Carreiras 
 
 
CONTEÚDOS
Em ano de comemoração tornaremos o Laboratório de Cenografia num espaço de elogio à criação. Convidámos a memória e o futuro para um encontro com o presente e faremos as conversas e as perguntas que fazem todos aqueles que já não se lembram bem do que aconteceu ou que fazem os outros sobre coisas que nunca viram ou que nem aconteceram ainda.

Indagaremos sobre a estética visual da Companhia, o que é a cenografia? Como se relaciona com a encenação, com o trabalho de actores ou as luzes?  O que surge primeiro, a personagem ou o figurino? o que é dramaturgia visual? Quais são os pressupostos que atravessam todas as criações? Quais os conceitos metodológicos de pesquisa ?

Este será um espaço que privilegia a reflexão teórica a partir da criação prática, por isso faremos a analise partindo de exercícios práticos. Contamos com o espaço do Teatro Meridional e com elementos de 5 espectáculos que compõem a temporada de reposições que o Teatro Meridional apresenta este ano.

Procuraremos encontrar um lugar actual de procura cénica que questiona os cânones clássicos dentro e fora das definições académicas, sem ter medo, porém, de chegar a lugares de conforto. Os exercícios finais resultarão em 5 instalações de vídeo que ocuparão o espaço do Teatro Meridional.  

 

PÚBLICO ALVO
Devido ao caráter multidisciplinar deste Laboratório, serão aceites candidaturas de diferentes áreas do saber; estudantes e profissionais das artes cénicas, professores, bailarinos, actores, cenógrafos, figurinistas, aderecistas, videastas, cineastas, artistas plásticos, encenadores, filósofos e matemáticos. 
 
 
HORÁRIO
21 de Abril – Sexta –feira – [20h00-23h00] (3H);
22 de Abril – Sábado – [10h30 – 13h30] [14h30 -17h30] (6H);
23 de Abril – Domingo – [10h30 – 13h30] [14h30 -17h30] (6H).
 
 
TOTAL DE HORAS - 15 horas
 
 
INVESTIMENTO - 100€ - A pagar no acto de inscrição
 
 
Nº MÁXIMO DE PARTICIPANTES - 16
 
 
INSCRIÇÕES - Clique AQUI
 
 

Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.