LABORATÓRIO DRAMATURGIA

 

DATA/HORA
 
 
2017

4ª Edição do Laboratório de Dramaturgia

EDITAL 2017 

 

O Laboratório de Dramaturgia é uma iniciativa que pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos, num trabalho conjunto que acompanha a escrita de um texto.

Este projecto foi concebido pelo Teatro Meridional em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem como principal objectivo incentivar:

  • A criação de textos cénicos a partir da discussão e da experimentação;
  • Um diálogo activo e estimulante entre o escritor/dramaturgo e um painel constituído por representantes dos promotores da iniciativa e por pessoas com experiência no teatro;
  • A valorização do estatuto do texto e das suas especificidades, como ponto de partida para os encontros que o texto promove entre artistas, académicos e público;
  • Diferentes abordagens teatrais em função dos discursos implícitos num texto, explorando as possibilidades conceptuais do Teatro;
  • A escrita e a publicação de textos cénicos, tendo como ponto de partida uma proposta (temática ou artística), que será diferente a cada edição do Laboratório. 

 BannerSite2 4ed LAB

 

 

 

DATA/HORA
 
 
07 de Março 2017 

Apresentação do Projecto Laboratório de Dramaturgia

 

ConviteDigital LAB 4ªED

 

 

 

DATA/HORA
 
 
2016

3ª Edição do Laboratório de Dramaturgia

A 3ª Edição do Laboratório de Dramaturgia decorreu entre Fevereiro e Setembro de 2016, propondo que o trabalho de escrita tomasse como ponto de partida uma situação inesperada que levasse, uma ou mais personagens, a permanecer num determinado espaço. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda em conta um limite de 4 actores para a possível concretização cénica do texto.

O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 3ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Paula Magalhães (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Tiago Torres da Silva e Tiago Patrício.

Foram recebidas 59 propostas, a partir das quais se seleccionaram os três autores participantes no laboratório: Ana Lázaro, Emília Costa e Firmino Bernardo, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “A dança das raias voadoras”, “Solidariedades” e “Requests, ou permissão para respirar”. Ao grupo responsável pela selecção associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo. Antes da finalização do texto por parte dos autores, foi promovida uma sessão de leitura, com a participação dos actores: Ana Bento, Carla Chambel, Maria João Pinho, Miguel Raposo, Mina Andala, Rui M. Silva, Sílvia Filipe e Simon Frankel. Desta 3ª edição do Laboratório de Dramaturgia resultaram dois textos que agora se publicam: A DANÇA DAS RAIAS VOADORAS, de Ana Lázaro, e REQUESTS, OU PERMISSÃO PARA RESPIRAR, de Firmino Bernardo, no âmbito da Colecção Azul Cobalto / Teatro da editora Companhia das Ilhas, em parceria com o Teatro Meridional e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

DATA/HORA
 
 
2014/2015

2ª Edição do  Laboratório de Dramaturgia

 

 

A 2ª Edição do Laboratório de Dramaturgia - ESCREVER UM LUGAR - decorreu entre Outubro de 2014 e Novembro de 2015, propondo, como imaginário de base para a escrita de sinopses, uma Estação Rodoviária / Central de Camionagem, numa localidade fora dos grandes centros urbanos e cuja acção decorria na actualidade. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda de ter em conta o limite de 4 actores para a concretização cénica das vozes/personagens a criar.

O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 2ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Paula Magalhães (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Ricardo Neves-Neves e Tiago Torres da Silva. A este grupo, associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo.

Foram recebidas 24 propostas, a partir das quais se seleccionaram os autores participantes no laboratório: Fátima Ribeiro e Fernando Giestas, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “BRO” e “Porcos”.

No final processo de acompanhamento da escrita dos textos, foi promovida uma sessão de leitura com a participação dos actores: Lourenço Seruya, René Vidal, Sílvia Barbeiro, Susana Madeira e Vítor Alves da Silva.

 

DATA/HORA
 
 
2013/2014

1ª Edição do  Laboratório de Dramaturgia

 


 
40russasaecsmfsfg


A 1ª Edição do Laboratório de Dramaturgia - ESCREVER NO ESPAÇO - decorreu entre Setembro de 2013 e Julho de 2014, propondo, como ponto de partida para a escrita de sinopses, um espaço cénico desenvolvido pelo cenógrafo Fernando Ribeiro, tendo sido facultado aos candidatos um desenho virtual desse espaço. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda de ter em conta o limite de 4 actores para a concretização cénica das vozes/personagens a criar.


O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 1ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Maria Helena Serôdio (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Rui Pina Coelho e Ricardo Neves-Neves. A este grupo, associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo.

Foram recebidas 23 propostas, a partir das quais se seleccionaram os três autores participantes no laboratório: Hugo Miguel Coelho, Jorge Palinhos e Tiago Ribeiro Patrício, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “Naufrágio”, “Parking” e “Reestruturação”.

Antes da finalização do texto por parte dos autores, foi promovida uma sessão de leitura, com a participação dos actores: António Fonseca, Carla Chambel, Catarina Guerreiro, João Maria Pinto, José Mata, Maria Teresa Barbosa, Miguel Seabra, Sílvia Filipe e Wagner Borges.

Desta 1ª edição do Laboratório de Dramaturgia – ESCREVER NO ESPAÇO – resultaram dois textos: "Parking", de Jorge Palinhos, e "Desmaterialização", de Tiago Patrício, que se publicaram num único volume, no âmbito da coleção "azul cobalto | teatro" da editora Companhia das Ilhas, numa parceria com o Teatro Meridional e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.