Programação>Espectáculos

Imagem1

 

BORDÁ_LO

de FIRMINO BERNARDO

encenação NATÁLIA LUIZA

 

SINOPSE

O nosso título não tem pretensões a epigrama: representa antes de tudo um símbolo.

Bordá_lo fará todas as diligências para ter razão, empregando ao mesmo tempo esforços titânicos para, de quando em quando, ter graça.

Portugal, época do rotativismo político. O Partido Centrista Reformador e o Partido Reformador Centrista disputam eleições. Preocupado com as dificuldades económicas e as atribulações da vida amorosa, conseguirá Zé tomar a melhor decisão?

 

TEMPORADA 

20 março a 28 abril 2024
Qua - Sáb 21h00 | Dom 16h00

Sessão solidária a favor da CASA DO ARTISTA: 22 abril de 2024 | 2f | 21:00


FICHA TÉCNICA E TÉCNICA

texto: FIRMINO BERNARDO
encenação: NATÁLIA LUIZA
interpretação: ANA BENTO, ANA CATARINA AFONSO, GONÇALO CARVALHO, JOÃO MARIA, JOÃO MIGUEL MOTA
espaço cénico e figurinos: HUGO F. MATOS
música original e espaço sonoro: RUI REBELO
desenho de luz: MIGUEL SEABRA

assistência de encenação: PATRÍCIA PINHEIRO
direção de cena, assistência de cenografia: MARCO FONSECA | montagem: MARCO FONSECA e ANTÓNIO SOFIA | operação técnica: ANTÓNIO SOFIA
assistência de produção e comunicação: RITA MENDES, TERESA SERRA NUNES
produção executiva e fotografia de cena: SUSANA MONTEIRO
direção de produção: RITA CONDUTO
direção artística Teatro Meridional: MIGUEL SEABRA e NATÁLIA LUIZA
produção: TEATRO MERIDIONAL (2024)

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/12

 

DURAÇÃO 90 min

 

AF Recital FB

 

VERBO FEMININO

Recital de Poesia com Natália Luiza (voz) e Rui Rebelo (música)

 

SINOPSE

Natália Luiza diz grandes poetas da língua portuguesa e Rui Rebelo acompanha musicalmente esta convocação de vozes diversas de Mulheres de quatro continentes que escreveram ou escrevem na língua portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné, Macau, Moçambique, S. Tomé e Portugal. Este será um percurso por sentimentos, vivências e histórias e por alguns temas que atravessam a vida de todos os seres humanos e alguns especificamente das mulheres.

 

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

textos: Autoras/Poetas da Lusofonia | seleção de textos e dramaturgia: Natália Luiza | interpretação: Natália Luiza (voz) e Rui Rebelo (música) | espaço sonoro: Rui Rebelo | desenho de luz: Natália Luiza | espaço cénico e figurinos: Natália Luiza e Marco Fonseca | fotografia: Susana Monteiro | design gráfico: Teresa Serra Nunes | montagem: Marco Fonseca e Hugo Tomás | operação técnica: Hugo Tomás | assistente de comunicação e produção: Rita Mendes | produção executiva: Susana Monteiro | direção de produção: Rita Conduto | direção artística do Teatro Meridional: Miguel Seabra e Natália Luiza

 

TEMPORADA 2022

Teatro Meridional:

23 e 24 SET | 2022

Sexta e Sábado 21:00

S.Tomé e Príncipe:

30 JUL 

 

ITINERÂNCIA 2023

7 MAR: Oeiras, Biblioteca Municipal de Oeiras

8 MAR: Algés, Biblioteca Municipal de Algés

17 MAR: Barreiro, Biblioteca Municipal do Barreiro

21 MAR: Lagos, Biblioteca Municipal de Lagos

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 

M/16

 

DURAÇÃO

70min

 

BILHETEIRA

meridional.bol.pt

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 91 999 12 13

 

BIOGRAFIAS

Natália Luiza
Maputo, Moçambique, 1960. Licenciada em Teatro, Formação de Atores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, Bacharel em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e frequência no Mestrado de Estudos Africanos, para além de vários cursos pontuais de formação de reciclagem em artes cénicas e técnicas (produção e luz).
Ao longo de 37 anos, tem dividido a sua atividade como encenadora, formadora, atriz, programadora e dramaturgista. Como encenadora realizou 23 encenações e, desde 1986 que trabalha como formadora em diversas instituições de vários níveis de ensino. Fez 8 assistências artísticas no Teatro Meridional. Participou como atriz em 21 espetáculos de Teatro em várias companhias de teatro, tendo ganho alguns prémios como intérprete. No âmbito da dramaturgia, trabalhou em 21 espetáculos, na dramaturgia, adaptações e criações de texto. Programa há 20 anos juntamente com Miguel Seabra o Teatro Meridional e foi responsável durante 3 anos pela criação e programação da Teia no TNDM II – Atividades transversais e complementares à Programação. Fez várias peças em TV, participou em novelas e séries como atriz e fez direção de atores em 5 séries. Fez rádio, cinema, dobragens e gravou 9 discos de poesia. Já realizou mais de 50 recitais de poesia e lançou vários livros de poesia, prosa e romance. Foi júri de vários prémios de dramaturgia e cinema e trabalhou em muitas outras atividades no domínio da psicologia.

Rui Rebelo
Com formação clássica e de jazz, passando pela música étnica, experimental e tradicional portuguesa. Tem desenvolvido a sua atividade profissional como multi-instrumentista, compositor, professor, encenador e ator, trabalhando maioritariamente para teatro, dança e audiovisuais.
A sua música tem-se caracterizado pelo cruzamento e a variedade de linguagens, a utilização de objetos e de sons da natureza e do quotidiano enquanto instrumentos musicais, bem como pela dimensão performativa e plástica das suas atuações ao vivo.
Em Teatro trabalhou enquanto autor ou intérprete em mais de 100 produções teatrais, para vários encenadores, tais como: António Pires, Carlos Avilez, Claude Krespin, Claudio Hochman, Cucha Carvalheiro, Diogo Infante, Fernando Mora Ramos, Francisco Salgado, François Berreur, Franzisca Aarflot, João Brites, João Lourenço, John Mowat, Jorge Silva Melo, José Carlos Garcia, José Peixoto, Martim Pedroso, Miguel Seabra, Natália Luiza, Nuno Carinhas, Rui Mendes e Sofia de Portugal entre outros.
Foi elemento fundador da Companhia do Chapitô̂ e do Teatro dos Aloés. Trabalha regularmente com o Teatro Meridional e os Artistas Unidos.
Vem desenvolvendo, nos últimos 20 anos, uma linguagem performativa de compreensão universal, utilizando uma fusão de linguagens cénicas, que transponham as barreiras da linguagem verbal, privilegiando o som e a imagem como veículos prioritários na comunicação com o público.
Com mais de uma centena de atuações em palcos internacionais, tem feito da internacionalização um dos principais meios de divulgação dos seus espetáculos, tendo atuado e dado formação em mais de 20 países espalhados pelo mundo.

 

 

TM OS SILVASTM SusanaMonteiro 2020 2

 

OS SILVAS

de MÁRIO BOTEQUILHA

 

SINOPSE

Quando a quarentena começou, a família Silva fechou-se em casa e não voltou a sair.

Os meses sucederam-se e tiveram o peso de anos, 2020 arrastou-se e parece durar há uma década.

A mãe, o pai, os dois filhos gémeos e a tia Silva não estão apenas fechados em casa, mas também nos seus pensamentos, relações, angústias e sonhos desfeitos.

O mundo vai passando sucessivamente por novos bloqueios, mas os Silvas nunca conseguiram sair da primeira vaga, quanto mais chegar à segunda. Nesta casa, a pandemia começou como tragédia e não pára de se repetir como farsa.

 

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

ideia original MÁRIO BOTEQUILHA, MIGUEL SEABRA E NATÁLIA LUIZA texto MÁRIO BOTEQUILHA versão cénica, encenação e desenho de luz MIGUEL SEABRA interpretação CATARINA RABAÇA (filha), EMANUEL ARADA (pai), INÊS VAZ (tia), MARGARIDA BENTO (mãe) e RAFAEL CARVALHO (filho) espaço cénico e figurinos MARIA JOÃO CASTELO música original e espaço sonoro RUI REBELO assistência de encenação ANA RITA NABAIS assistência de cenografia e direção de cena MARCO FONSECA operação técnica PAULO GOMES montagem MARCO FONSECA, PAULO GOMES e RUI MANUEL fotografia, assistência de produção e comunicação SUSANA MONTEIRO produção executiva RITA CONDUTO produção TEATRO MERIDIONAL direção artística do Teatro Meridional MIGUEL SEABRA e NATÁLIA LUIZA

ESTREIA

26 NOV de 2020, Teatro Meridional, Lisboa

TEMPORADA

26 NOV – 20 DEZ (2020)
Quarta a Sexta 20:00 | Sábado e Domingo 11:00

BILHETES

https://meridional.bol.pt
(Os bilhetes podem ser apresentados em papel ou em dispositivo electrónico.)

RESERVAS

Bilheteira: (+351) 91 999 12 13 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário de abertura do Teatro/Bilheteira ao público - 30min antes do espectáculo e levantamento obrigatório das reservas até meia-hora antes do espetáculo.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 

M/12

DURAÇÃO

80 min

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Seguindo as orientações da DGS para a prevenção da transmissão da COVID-19, o Teatro Meridional informa:
- É aconselhada a compra, online e antecipada, de bilhetes;
- Uso obrigatório de máscara durante toda a permanência no edifício do Teatro Meridional;
- Os lugares são atribuídos, por ordem de entrada na sala, com uma cadeira de intervalo/lugar de segurança, entre cada lugar;
- A lotação da plateia foi reduzida.



#aCulturaésegura

 

 

 

TM Teoria da Relatividade site

 

TEORIA DA RELATIVIDADE

de Rui Xerez de Sousa

 

SINOPSE

Uma autora de contos infantis vê-se acusada de ter escrito uma sátira política encapotada. Confrontada com as repercussões da escrita desses conteúdos, deve agora escolher entre defender a sua liberdade, criativa e ideológica, ou abdicar da sua individualidade artística em nome de uma suposta segurança.
Este é o tempo em que os limites entre a verdade e a mentira não dependem dos factos, mas da forma como os mesmos são assimilados, caracterizados e difundidos.

Actualmente, a mentira chama-se utilitarismo, ordem social, senso prático; disfarçou-se nestes nomes, julgando assim passar incógnita. A máscara deu-lhe prestígio, tornando-a misteriosa, e portanto, respeitada. De forma que a mentira, como ordem social, pode praticar impunemente, todos os assassinatos; como utilitarismo, todos os roubos; como senso prático, todas as tolices e loucuras.
A mentira reina sobre o mundo!

Teixeira de Pascoaes

in "A Saudade e o Saudosismo" (1952)

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

texto RUI XEREZ DE SOUSA encenação e desenho de luz MIGUEL SEABRA interpretação ALFREDO BRITO (marido), EMANUEL ARADA (inspetor 2), LÍGIA ROQUE (escritora), MIGUEL NUNES (inspetor 1) espaço cénico e figurinos STÉPHANE ALBERTO música original e espaço sonoro RUI REBELO assistência de encenação ANA RITA NABAIS assistência de cenografia e direção de cena MARCO FONSECA operação técnica GI CARVALHO montagem MARCO FONSECA, GI CARVALHO e DAVID PAREDES construção de cenário DAVID PAREDES apoio aos figurinos ATELIER OFICINA assistência de produção e comunicação SUSANA MONTEIRO e RITA MENDES produção executiva RITA CONDUTO produção TEATRO MERIDIONAL direção artística do Teatro Meridional MIGUEL SEABRA e NATÁLIA LUIZA

 

ESTREIA

5 MAI de 2021, Teatro Meridional, Lisboa

 

TEMPORADA

5 MAI – 6 JUN 2021
Quarta a Sábado 20:00 | Domingo 18:00

 

BILHETES

https://meridional.bol.pt
(Os bilhetes podem ser apresentados em papel ou em dispositivo electrónico.)

 

RESERVAS

Bilheteira: (+351) 91 999 12 13 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário de abertura do Teatro/Bilheteira ao público - 30min antes do espectáculo.

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA 

M/14

 

DURAÇÃO

60 min

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Seguindo as orientações da DGS para a prevenção da transmissão da COVID-19, o Teatro Meridional informa:
- É aconselhada a compra, online e antecipada, de bilhetes;
- Uso obrigatório de máscara durante toda a permanência no edifício do Teatro Meridional;
- Os lugares são atribuídos, por ordem de entrada na sala, com uma cadeira de intervalo/lugar de segurança, entre cada lugar;
- A lotação da plateia foi reduzida.

 

Irrepetível

 

 

IRREPETÍVEL

PERFORMANCE E REFLEXÃO

 

11 DE FEVEREIRO, 2020 | 21H00

M/16

 

1ª Sessão IRREPETÍVEL com:
DIANA COSTA E SILVA / MARGARIDA CARDEAL / SUSANA MADEIRA

TEMA 1ª Sessão: Padrões de Beleza

 

MODERAÇÃO: TERESA COUTINHO

 

PERFORMANCE:
Este projecto nasce da vontade de refletir sobre um conjunto de temas que se relacionam, num primeiro momento com o ser-se Mulher, território tão complexo como entrelaçado entre o biológico e o cultural. E porque esta reflexão se vai fazer num Teatro, lugar de criação de mundos e sugestões, entendemos convidar mulheres que são também atrizes, para que construam narrativas performáticas que possam funcionar como estímulos para uma posterior reflexão.

São convidadas 3 atrizes por cada dia de apresentação do IRREPETÍVEL, para que cada uma, no tempo de 15 minutos possa improvisar sobre um tema específico. O espaço de representação é mínimo, e as atrizes poderão ter uma cadeira, uma mesa e uma mala. O que vão pôr dentro da mala só conheceremos durante a performance.

REFLEXÃO:
De seguida, haverá uma conversa com o público conduzido por um CONVIDADO com conhecimento privilegiado sobre o tema e que poderá a partir das imagens ou sugestões sugeridas na cena, envolver o público e as atrizes numa posterior reflexão.

PREÇO ÚNICO: 8 euros

Reservas:
91.999.doze.treze
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.
Ao subscrever a newsletter do Teatro Meridional, está a dar-nos permissão para o tratamento dos seus dados de acordo com o Regulamento Geral da Proteção de Dados. A AMC garante que os dados se destinam exclusivamente para a divulgação e promoção da sua actividade e programação. Para mais informação sobre a nossa política de privacidade, carregue aqui