Programação>Espectáculos

assinatura email

 

CARMEN

A partir de VOZES DENTRO DE MIM

de CARMEN DOLORES

 

SOBRE O ESPECTÁCULO

Carmen, um espectáculo biográfico e simultaneamente uma homenagem a uma das actrizes mais talentosas, carismáticas e amadas do Teatro Português.

Carmen Dolores é uma das poucas actrizes Portuguesas que deixa um legado literário em forma de autobiografia. São três publicações referentes a épocas distintas da sua vida, que nos deixam perceber a forma como vê o mundo, o teatro, a sua família e a si própria. Uma dramaturgia cirúrgica, pensada para a cena, revela uma Carmen/personagem residente no presente, que revisita através das vozes dentro de si, outros tempos. Imagens, vídeos e músicas vão pintando a viagem ao interior de si. As vozes que a visitam, as vozes das personagens que interpretou ao longo de quase 70 anos, insistem em não a deixar, Carmen interpela-as, dialoga com elas e consigo mesma, e agradece-lhes o muito que lhe ensinaram. No Teatro, no cinema, na radio ou na televisão, Carmen deixou uma marca indelével e ao confrontar-se com o seu passado e com o seu futuro, aos 93 anos, confidencia que ainda há projectos, que ainda há muita coisa a fazer e tão pouco tempo, antes de o pano fechar.

O espectáculo, na primeira pessoa, leva-nos numa viagem de cativantes aventuras, descobertas e inconfidências, revelando-nos o lado invisível do actor, por vezes trágico, por vezes patético, aquele que por pudor ou embaraço guardamos só para nós. Uma actriz, só em palco, acompanhada apenas pelas suas memórias e reflexões, tão deliciosamente sarcásticas, tão perturbadoramente acutilantes; fala-nos sobre a arte, sobre a vida e sobre a morte.

Inscrito no Festival Internacional de Teatro de Almada, este projecto é uma coprodução Teatro Meridional e Teatro Trindade INATEL, fruto da iniciativa do actual Director Artístico do Teatro da Trindade, Diogo Infante, que concebeu a dramaturgia deste espetáculo a partir de 3 livros autobiográficos publicados por Carmen Dolores sobre o seu percurso profissional e que envolve um grande conjunto de atores, companhias e personagens que são, simultaneamente, a história do Teatro em Portugal do século XX.

Carmen Dolores foi uma das responsáveis pela criação do Teatro Moderno, Companhia que no tempo do estado novo conseguiu montar em Portugal espetáculos com autores considerados, na época, como ‘transgressores’, e está também na génese da criação da Casa do Artista.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

A partir de Vozes dentro de mim de Carmen Dolores Encenação Diogo Infante | Interpretação Natália Luiza | Espaço Cénico e Figurinos Marta Carreiras | Música Original e Espaço Sonoro Rui Rebelo | Desenho de luz Miguel Seabra | Coprodução Teatro Meridional e Teatro Trindade INATEL

 

TEMPORADA Teatro da Trindade INATEL

ESTREIA - 11 de Julho, 2018

De 11 a 29 de Julho

Quarta a Sábado 21:30 | Domingo 16:30*

*dia 15 de Julho - 21:30

 

RESERVAS - Bilheteira Teatro da Trindade INATEL

Tel: 213 420 000
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Bilheteira Online

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/12

 

 

 

O Teatro Meridional é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultura / Direcção-Geral das Artes e apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa

 

feira site 

 

FEIRA DELL'ARTE

de MÁRIO BOTEQUILHA

 

SINOPSE

Este espectáculo passa-se numa Feira, nos arredores de uma qualquer grande cidade. Entre a roulotte das farturas e a barraca de louça de barro e fogareiros, dois actores anunciam o terceiro espectáculo do dia.

É uma peça de Commedia dell'Arte, representada há muitas gerações, em muitas feiras de todo o mundo, mas sempre da mesma maneira: Columbina e Zanni são os criados de Pantalone, um homem que, de moedinha em moedinha, fez fortuna.

Columbina e Zanni namoram há dez anos e, pelo menos para ela, parece ter chegado o momento de casarem. Entretanto, Isabela e Octávio – o par de enamorados - apaixonam-se perdidamente à primeira troca de olhares e suspiros. Mas Isabela é filha de Pantalone e Octávio é de uma família rival. Quando todas as personagens parecem ter encontrado a felicidade para logo a seguir a perderem, eis que tudo se encaminha para um final próprio da Commedia dell'Arte.

 

SOBRE O ESPECTÁCULO

"A comédia faz com que a subversão do estado das coisas existentes seja possível."

Dario Fo

Entendemos, neste primeiro ano do novo ciclo após 25 anos de percurso da Companhia, revisitar este trabalho originalmente estreado em 2001 - com alterações evidentes ao nível da encenação, elenco, desenho de luz, espaço cénico e figurinos – porque Delírios dell’Arte, na sua versão Pantalone, foi/é um espectáculo muito importante no percurso do Teatro Meridional. O texto que está na base deste trabalho que ora apresentamos, foi adequado à nossa contemporaneidade política, mantendo-se o teor revelador de uma sociedade de classes, em que os Pantalones são cada vez mais inconfundíveis nos seus processos e todos os outros - Colombinas, Zannis, Isabelas e Flávios - continuam dependentes de uma economia de mercado neoliberal nas suas demais e distintas assimetrias.

Entendemos que a Commedia dell’Arte com o seu humor estonteante e a sua corrosiva acutilância politica, continua a ser determinante no nosso processo de trabalho enquanto Companhia, e este texto especificamente - que releva um jogo de teatro dentro do teatro - mais um gesto que une inteligência com o mais puro prazer da fruição artística, num espetáculo cuja diversidade de códigos (textual e gestual) e a energia que lhe subjaz, permite ter um conjunto alargado de segmentos de público, capazes de o fruir a vários níveis.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA 

Texto Mário Botequilha Encenação e Desenho de Luz Miguel Seabra | Interpretação Emanuel Arada e Rosinda Costa | Espaço Cénico Miguel Seabra e Vítor Alves da Silva | Figurinos Vítor Alves da Silva | Música Original e Espaço Sonoro Rui Rebelo | Assistência de Encenação Vítor Alves da Silva | Assistência de Cenografia e Figurinos Marco Fonseca e Rita Osório | Direcção de Cena Marco Fonseca | Montagem Marco Fonseca, Paulo Gomes e Vladimiro Cruz | Operação Técnica Paulo Gomes | Fotografia e Assistência de Produção Susana Monteiro | Produção Executiva Rita Conduto | Assessoria Jurídica Diogo Salema | Assessoria de Gestão Mónica Almeida|  Direção Artística do Teatro Meridional Miguel Seabra e Natália Luiza

 

ESTREIA

ESTREIA Teatro Meridional

9 de Maio, 2018

 

TEMPORADA

TEMPORADA Teatro Meridional - 9 de Maio a 3 de Junho, 2018

Quarta a Sábado 21:30 | Domingo 17:00

 

DURAÇÃO

65 Min

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/12

 

 

O Teatro Meridional é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultura / Direcção-Geral das Artes e apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa

ESPECTÁCULOS 2018 

 

DATA/HORA
 11- 29 JulhoQua - Sáb 21:30 | Dom 16:30**(domingo, dia 15 - 21:30)

CARMEN

Teatro Trindade – Lisboa, Portugal                                                     

 

DATA/HORA
 04 - 29 AbrilQua - Sáb 21:30 | Dom 16:00

DONA ROSINHA, A SOLTEIRA ou A LINGUAGEM DAS FLORES

Teatro Meridional – Lisboa, Portugal

 

Data/Hora
    09 Maio - 03 JunhoQua - Sáb 21:30 | Dom 17:00

FEIRA DELL’ARTE

Teatro Meridional – Lisboa, Portugal                                                      

 

 

 

ESPECTÁCULOS 2017

 

DATA/HORA
15 Novembro - 17 DezembroQua - Sáb 21:30 | Dom 16:00

DEVÍAMOS TER PARADO

Teatro Meridional – Lisboa, Portugal                                  

 

DATA/HORA
     13 Setembro - 01 Outubro    Qua - Sáb 21:30 | Dom 17:00

AS CENTENÁRIAS

Teatro Meridional – Lisboa, Portugal                                           

 

DATA/HORA
12 a 30 Julho          Qua - Domingo 22:00                

CONTOS EM VIAGEM - CABO VERDE  

Teatro Meridional – Lisboa, Portugal                                                    

 

DATA/HORA
      10 de Maio a 4 de Junho    Qua - Sáb 21:30 | Dom 17:00       

SR IBRAHIM E AS FLORES DO CORÃO

Teatro Meridional – Lisboa, Portugal                                                             

 

DATA/HORA
  30 Março - 9 Abril Qui - Sáb 21:30 | Dom 16:00       

ANTÓNIO E MARIA

Teatro Meridional – Lisboa, Portugal                                           

 

DATA/HORA
        22 Fevereiro - 12 Março    Qua - Sáb 21:30 | Dom 16:00

A LIÇÃO

Teatro Meridional – Lisboa, Portugal                                           

 

Data/Hora
      18 Janeiro - 5 Fevereiro    Qua - Sáb 21:30 | Dom 16:00        

AL PANTALONE

Teatro Meridional – Lisboa, Portugal 

 

 

 

 



Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.
Ao subscrever a newsletter do Teatro Meridional, está a dar-nos permissão para o tratamento dos seus dados de acordo com o Regulamento Geral da Proteção de Dados. A AMC garante que os dados se destinam exclusivamente para a divulgação e promoção da sua actividade e programação. Para mais informação sobre a nossa política de privacidade, carregue aqui