banner 720x480 v3 site

IMPROFADO

SINOPSE

Peça de Teatro 100% improvisada, que nasce a partir da inspiração de um Fado escolhido aleatoriamente pelo público, no início do espectáculo. Sem estrutura, cenas, personagens ou textos pré-definidos, esta peça improvisada, criada colectivamente em tempo real, combina de forma poética e emocional, áreas como a Música, Pintura e Teatro.

A peça vai aos poucos ganhando forma e o desenrolar da estrutura narrativa é conseguido através das relações humanas e das ligações entre as cenas, que surgem desconexas e progressivamente vão-se interligando de uma forma surpreendente. Os actores em palco improvisam, desdobram-se em múltiplas personagens e ajudam-se na criação, aproveitando positivamente tudo o que surge em cena. O conhecimento mútuo, as técnicas comuns e a dinâmica de grupo fazem com que o impossível pareça fácil.

Em cada espectáculo criamos o nosso fado. Único e irrepetível.

 

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Concepção Artística: OS IMPROVÁVEIS

Interpretação: Marta Borges, Pedro Borges e Gonçalo Sítima (Telmo Ramalho no Domingo)

Músicos: Ruben Alves ou Miguel Tapadas (piano), Mário Abel (guitarra) e Ana Lúcia Magalhães (voz)

Pintura e Ilustração: Tiago Taron

Luminotécnica e Produção Executiva: Marta Inocentes

 

CONCEPÇÃO E TÉCNICA DO ESPECTÁCULO IMPROFADO

O espectáculo IMPROFADO usa uma técnica de criação colectiva espontânea e pluridisciplinar, praticamente desconhecida em Portugal – o longform - que OS IMPROVÁVEIS (Pedro Borges, Telmo Ramalho e Marta Borges) foram pioneiros a trazer para palco em Portugal. Em 2010 viajaram para Chicago (capital mundial do Improviso) e frequentaram uma especialização nesta área nos conceituados Second City e iO Chicago Theatre. Desde então continuam a apostar em formação, passando, por exemplo, pelo The Annoyance Theater e Upright Citizens Brigade Theatre, que formaram conhecidos profissionais como Tina Fey, Amy Poehler, Mike Meyers, Andy Richter ou Bill Murray. Mantêm-se em constante pesquisa, já criaram e vão continuar a criar vários formatos distintos de espectáculos de improviso, fazem regularmente intercâmbios com profissionais de renome mundial da área e participam em Festivais Internacionais (Amesterdão, Berlim, Chicago, Nova Iorque, Rio de Janeiro, Corfu, Madrid, etc).

 

PERCURSO DO ESPECTÁCULO IMPROFADO

Espectáculo de TEATRO DE IMPROVISO (longo formato) do Grupo OS IMPROVÁVEIS, que estreou em Junho de 2013, no Festival Internacional DEL CLOSE MARATHON, no palco da mítica UCB Theatre Chelsea em Nova Iorque, para uma plateia internacional. Em Portugal foi apresentado em Maio de 2014, no Festival Internacional de Teatro de Improviso ESPONTÂNEO, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

No ano de 2010 OS IMPROVÁVEIS estrearam (em cena até hoje) outro espectáculo de Improviso que utiliza a mesma técnica de longform usada no IMPROFADO, denominado “PEÇAS DO IMPROVISO”. Esteve em cena em Portugal no Teatro A Barraca, Teatro-Estúdio Mário Viegas, Teatro São Luiz e Fábrica Braço de Prata (Lisboa). No estrangeiro passou pelo iO Chicago Theatre e Atheneum Theatre durante o Chicago Improv Festival (Chicago, EUA, em 2010) e pelo Teatro SESC Copacabana e Casa da Cultura Laura Alvim no Festival FESTLIP Brasil (Rio de Janeiro, 2011 e 2014).

 

DURAÇÃO: 1h15

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/16

MAIS INFORMAÇÕES: www.facebook.com/osimprovaveis.oficial | www.instagram.com/os_improvaveis | www.osimprovaveis.com 

Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.