PLAY FALSE

SINOPSE

O Ser Humano é o único animal conhecido por pensar e questionar sobre um propósito de vida além da básica e simples necessidade de sobrevivência. Ou a natureza da própria existência. O que somos  e o que nos condiciona.  

Uma viagem pela condição humana confronta-nos com a nossa existência histórica e social.  A busca por um sentido muitas vezes entrega-nos à urgência da articulação entre o homem e os seus limites, levando-o ao autêntico, mas também ao falso.

E quem melhor do que Shakespeare para falar sobre os conflitos mentais, as emoções versus a razão ou mesmo o que está para além das palavras?

Recorrer à psicologia e comportamento humano de personagens como Lady Macbeth, Hamlet, Romeu e Julieta e Richard III  e reflectir sobre as suas próprias questões, utilizando as suas palavras e acções como matéria para os nossos gestos e movimentos.

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Conceito, coreografia, interpretação - António Cabrita e São Castro | Direcção técnica - João Frango | Figurinos - Catarina Morla | Confecção de figurinos - Nuno Nogueira | Música - São Castro e António Cabrita | Música adicional - Murcof  “ Isaías I ” , J. S. Bach “ Passacaglia in C Minor " | Produção - Vo’Arte | Patrícia Soares | Apoio a residência artística - Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Teatro Viriato, Pro-Dança, Companhia Nacional de Bailado.

Agradecimentos - Catarina Câmara, Claudio Hochman e Maria de Assis

INFORMAÇÕES SOBRE A COMPANHIA/TEXTO/ENCENAÇÃO/OUTROS

| acsc |  é um projecto de colaboração artística entre os dois bailarinos António Cabrita e São Castro, que se propõem ao cruzamento de interesses e estímulos criativos como movimento, imagem e som.

António Cabritaestudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional, é licenciado em dança pela Escola Superior de Dança mas estudou igualmente Cinema na New York Film Academy e Criatividade Publicitária na Restart.

Trabalhou com Rui Horta, Né Barros, António Tavares, Tânia Carvalho, Ana Rita Barata, Hofesh Shechter. É artista residente na companhia alemã SilkeZ./Resistdance. Tem dado workshops de composição coreográfica e de video em vários países europeus.

São Castro iniciou os seus estudos em dança no Balleteatro Escola Profissional de Dança e Teatro no Porto e licenciou-se na Escola Superior de Dança em Lisboa. Fez parte da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e Ballet Gulbenkian. Trabalhou com Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Clara Andermatt, Rui Lopes Graça, Benvindo Fonseca, André Mesquita / Tok'Art, Tânia Carvalho e mais recentemente Hofesh Shechter. Frequentemente dá aulas e workshops de Dança Contemporânea.

Duração: 50 MIN

Classificação etária: M/6 

 

 

WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

 

A dupla de criadores, António Cabrita e São Castro, propõe uma partilha do processo criativo que levou à criação da mais recente peça, Play False. Pesquisar e desenvolver material físico ligado ao universo teatral de algumas personagens de Shakespeare, utilizando ferramentas de composição coreográfica em cruzamento com a criatividade de cada participante.

O objectivo principal é a tradução física de estados emocionais e psicológicos de alguns personagens shakesperianos, utilizando textos das próprias peças teatrais ou simplesmente pelo reconhecimento das características, complexidades e conflitos de um personagem no percurso da peça a que pertence. Uma reflexão sobre as suas próprias questões, os seus actos, as suas escolhas, medos e conquistas, tudo isto somente através do corpo e todo o seu potencial.

Preço:15€

Horário: 10h00-13h30

Dia: 22 Fev 2015

Nº de participantes máximo:16

Dirigido a todos os profissionais e estudantes das artes performativas (bailarinos, performers, actores) com experiência ou interesse em dança/movimento)

 

Inscrições:

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.voarte.com

O pagamento deve ser efectuado por transferência bancária para Vo’Arte (Ana Rita Barata) NIB: 0033 0000 4545 8134 8060 5 (Millenium BCP).

Para validar a inscrição, envie o comprovativo digitalizado ou os dados de transferência para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.