OutrasActividades>LaboratórioDramaturgia

LAB Adaptação Textos Teatro 04

 

 

Este Laboratório de Dramaturgia tem como objetivo a adaptação de textos para Teatro a partir de uma das obras recomendadas para a infância.

Esta iniciativa pretende incentivar a criação de textos específicos para espetáculos de Teatro, que poderão depois ser levados a Escolas, Bibliotecas ou apresentados em Salas de Espetáculo.

A cada edição serão seleccionados dois candidatos e, como em qualquer laboratório, pretende-se experimentação e pesquisa em torno de aspetos da escrita para teatro, tais como: espaço, tempo, ação, voz/personagem, tema, género, performatividade, dimensão plástica, entre outros.
A escrita dos textos poderá decorrer ao longo de aproximadamente cinco meses e o processo de escrita será acompanhado por um elemento do Teatro Meridional e por outro elemento exterior à companhia, mas com experiência na área da escrita para Teatro.

Os textos desenvolvidos no Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro poderão ser ou não publicados, cabendo ao Teatro Meridional desenvolver esforços no sentido de encontrar entidades parceiras para a sua edição ou ainda, encontrar entidades e grupos de pessoas suscetíveis de os desenvolverem para cena.

 

DATA/HORA
 
 
2023/2024

 3ª Edição do Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro

 

3ª Edição do Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro, propõe como mote para a escrita, a adaptação para Teatro de uma obra à escolha do candidato do catálogo fornecido, pelo Teatro Meridional, de livros infantis da APCC (Associação para a Promoção Cultural da Criança). 

Esta iniciativa pretende incentivar a criação de textos específicos para espetáculos de Teatro para a infância, que poderão depois ser levados a Escolas, Bibliotecas ou apresentados em Sala de Espetáculo.

O painel responsável por esta 3ª Edição, quer pela seleção das propostas, quer pelo acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo, é constituído por Natália Luíza (direção artística Teatro Meridional), e Ana Lázaro (escritora e encenadora).

O prazo de entrega de candidaturas decorreu até 28 de maio de 2023, tendo sido selecionados Marta Xavier com a adaptação de "O Cão e o Gato" de António Torrado e Susana Vitorino com a adaptação de "A Menina que Queria Escrever Histórias" de Rosário Alçada.

LATT é um projeto apoiado em parceria pela APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança.

Regulamento e Edital: aqui



DATA/HORA
 
 
2021/2022

 2ª Edição do Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro

 

2ª Edição do Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro, propõe como mote para a escrita, a adaptação para Teatro de uma obra à escolha do candidato docatálogo de livros infantis da APCC (Associação para a Promoção Cultural da Criança).

O painel responsável por esta 2ª Edição, quer pela seleção das propostas, quer pelo acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo, é constituído por Natália Luíza (Teatro Meridional), e Ana Lázaro (escritora e encenadora).

O prazo de entrega de candidaturas decorreu até 12 de novembro de 2021, tendo sido selecionados António Ferreira com a adaptação de "O Que Há no Escuro" de Ana Saldanha e Ana Teresa Pizarro com a adaptação de "Viagem ao País da Levitação" de Gonçalo M. Tavares.

LATT é um projeto apoiado em parceria pela editora Lendias d’Encantar / Folha de Medronho, e pela APCC - Associação para a Promoção Cultural da Criança.

 

DATA/HORA
 
 
2020/2021

1 ª Edição do Laboratório de Adaptação de Textos para Teatro

 

O prazo de entrega de candidaturas decorreu até 1 de julho de 2020 tendo sido selecionados os pseudónimos Augusta Henriques Ferreira com o texto "Pinto Borrachudo" de Adolfo Coelho e José Gabriel Cardoso com o texto "As Aventuras de Pinóquio" de Carlo Collodi  a 16 de julho de 2020 para participarem nesta 1ª Edição.

Do trabalho realizado, que decorreu até fevereiro de 2021, resultaram os textos "PINTO BORRACHUDO" de Sandra Gomes e "PINÓQUIO E O LENÇOL MÁGICO" de Rui Xerez de Sousa.

O painel responsável por esta 1ª Edição, quer pela seleção das propostas, quer pelo acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo, foi constituído por Natália Luíza (Teatro Meridional), e Ana Lázaro.

 

DATA/HORA
 
 
04-05-2021

APRESENTAÇÃO DO VOL. VI DA COLECÇÃO NOVA DRAMATURGIA PORTUGUESA (FITA - BEJA)

 

O evento de lançamento e de apresentação do VI volume da coleção “Nova Dramaturgia Portuguesa”, em parceria com a Companhia de Teatro Lendias d´Encantar e com a Folha de Medronho - Artes Performativas, teve lugar em Beja durante o FITA 2021 (Festival Internacional de Beja) com a presença de Natália Luiza (Diretora Artística do Teatro Meridional e Coordenadora do Laboratório), António Revez (Director Artístico Lendias D'Encantar e FITA), Sandra Gomes (autora) e Rui Xerez de Sousa (autor).

 

3


Esta VI coleção "PINTO BORRACHUDO" de Sandra Gomes e "PINÓQUIO E O LENÇOL MÁGICO" de Rui Xerez de Sousa estão agora disponíveis para aquisição (3,90€) através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou 91 999 doze treze.

livro

Laboratório de Dramaturgia

 

O Laboratório de Dramaturgia, projecto concebido pelo Teatro Meridional em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é uma iniciativa que se desenvolve desde 2012 e pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos num trabalho conjunto que acompanha a escrita de um texto.

O incentivo à escrita e a eventual publicação de textos, tendo como ponto de partida uma proposta (temática ou artística), a criação de textos a partir da discussão e da experimentação geradas em torno da ideia de teatro contida numa sinopse, o diálogo activo e estimulante entre o escritor/dramaturgo e um painel constituído por representantes dos promotores da iniciativa e por pessoas com experiência no teatro, a valorização do estatuto do texto e das suas especificidades e a exploração de diferentes possibilidades conceptuais de escrita de/para teatro, são os objectivos capitais deste projecto.

As anteriores edições receberam mais de 207 propostas de textos e foram seleccionados 5 títulos para edição, no âmbito das colecções "azul cobalto | teatro" da editora Companhia das Ilhas“Nova Dramaturgia Portuguesa”, em parceria com a Companhia de Teatro Lendias d´Encantar e com a Folha de Medronho - Artes Performativas.

 

 

DATA/HORA
 
 
2024

 9ª Edição do Laboratório de Dramaturgia

 

CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 28 de ABRIL


A 9ª Edição do Laboratório de Dramaturgia propõe, neste ano de grandes mudanças, como mote para a escrita de textos a temática tão aberta como genérica de PASSAGEM DE TEMPO.

Esta passagem de tempo, tanto pode acontecer nos corpos, nas relações, no interior de grupos humanos, nos contextos sociais ou em países.

 

As candidaturas devem ser enviadas até às 23:59, do dia 28-04-2024, para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


REGULAMENTO E EDITAL 9ª Edição:
https://tinyurl.com/ekwytaej

www.teatromeridional.net 
www.ceteatro.pt 

LAB 2024

 

 

 

DATA/HORA
 
 
2023

 8ª Edição do Laboratório de Dramaturgia

 

CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 28 DE ABRIL

Para esta 8ª Ed. foram recebidas 17 propostas de textos.

 

CANDIDATURAS SELECIONADAS

Conforme mencionado no edital, o Painel de Selecção reuniu-se e seleccionou 2 propostas para escrita de um texto teatral, para a 8ª Edição do Laboratório de Dramaturgia:

O Porto de que Saímos e o Porto a que Chegámos
de Mariana Sousa Antão

Sala de Estar
André Manuel Gonçalves Martins

sl 3 LAB 8ED leve

 

 

DATA/HORA
 
 
2021

 7ª Edição do Laboratório de Dramaturgia

 

CANDIDATURAS ENCERRADAS

Para esta 7ª Ed. foram recebidas 96 propostas de textos.

 

CANDIDATURAS SELECIONADAS

Conforme mencionado no edital, o Painel de Selecção reuniu-se e seleccionou 2 propostas para escrita de um texto teatral, para a 7ª Edição do Laboratório de Dramaturgia: "Isso é um absurdo, Eugène!" de Harold & Pinter (pseudónimo) e "Mar, mare, mortis" de Mariana Filho (pseudónimo), ambos títulos provisórios.

 

TM 7LaboratorioDramaturgia2021 BannerWebsite 720x480px v2

 

 

DATA/HORA
 
 
2020

 6ª Edição do Laboratório de Dramaturgia

 

CANDIDATURAS ENCERRADAS

Para esta 6ª Ed. foram recebidas 58 propostas de textos.

 

CANDIDATURAS SELECIONADAS - 6ª Edição

Conforme mencionado no edital, o Painel de Selecção reuniu-se e seleccionou 2 propostas para escrita de um texto teatral, para a 6ª Edição do Laboratório de Dramaturgia: "Os Mortos Também Dançam" de Francisco Gomes e "Não restará pedra sobre pedra no mercado de pulgas" de Renata Zanete. 

Lab Drama 6ED

 

 

DATA/HORA
 
 
2019

5ª Edição do Laboratório de Dramaturgia

 

Lançamento Livro LAB DRAMATURGIA

A 5ª Edição deste Laboratório, que decorreu entre janeiro e setembro de 2019, propôs como mote para a escrita de textos um tema, desmultiplicado através das seguintes questões: 'Quem fala por ti?', ou 'A quem emprestas a tua voz?', ou 'Como é que te fazes ouvir?'; e a partir também das seguintes Palavras Chave: Conflito; (In)coerência; Individual / Coletivo; (In)visibilidade; Medo; Representação / Representatividade; Sobrevivência.

Do trabalho realizado, resultou o texto O SONHO DE ALGUÉM, de Lara Morgado, que será  publicado na coleção “Nova Dramaturgia Portuguesa”, em parceria com a Companhia de Teatro Lendias d´Encantar e com a Folha de Medronho - Artes Performativas.

O painel responsável pela seleção das sinopses e pelo acompanhamento das sessões a realizar com os autores ao longo do processo criativo (até outubro de 2019) foi constituído por: Maria João Brilhante (Centro de Estudos de Teatro/FLUL), Natália Luíza e Mónica Almeida (Teatro Meridional), Paula Magalhães, Tiago Torres da Silva e Jorge Louraço Figueira.

 

ALINHAMENTO DO EVENTO

Entrada livre


18 JANEIRO de 2020 | 17:00

- LANÇAMENTO DE LIVRO | 5ª Ed. Laboratório de Dramaturgia
Com apresentação de Armando Nascimento Rosa

"O SONHO DE ALGUÉM"
de Lara Morgado

 

- LANÇAMENTO DE LIVRO | Prémio Nova Dramaturgia 2019

"A INFINDA APETÊNCIA DA LUZ DO SOL"
deEduardo Molina

 



18 JANEIRO de 2020 | 18:00

- CONVERSA E REFLEXÃO | Percursos, Programação e Estratégias Culturais em Teatro
Convidados: Tiago Fernandes (Companhia de Actores) e António Revez ( Companhia Lendias d' Encantar)

Pretende-se, num ambiente informal, fomentar o diálogo e a partilha  sobre as escolhas de programação, os objectivos artísticos, a relação das Organizações com os públicos e o levantamento de um  conjunto de considerações que, sendo específicas, são responsáveis pela singularidade dos percursos das Companhias.

 

 

DATA/HORA
 
 
2017

4ª Edição do Laboratório de Dramaturgia

A 4ª Edição deste Laboratório, que decorreu entre abril de 2017 e fevereiro de 2018, propôs como mote para o trabalho de escrita uma questão central que atravessa a contemporaneidade: 'Que utilizador de MEDIA somos nós?', tendo sido recebidas 11 propostas, a partir das quais se seleccionaram os dois autores participantes no laboratório: Rui Sousa e a dupla Pedro Alves/Tiago Patrício, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “De frente à minha televisão sou eu o imperador” e “Fábio Luxemburgo”.

O painel responsável pela seleção das sinopses e pelo acompanhamento das sessões realizadas com os autores, ao longo do processo criativo da 4ª edição do Laboratório de Dramaturgia, foi constituído por Maria João Brilhante (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza e Mónica Almeida (Teatro Meridional), Paula Magalhães, Tiago Torres da Silva e Pedro Marques.

Antes da finalização do texto por parte dos autores, foi promovida uma sessão de leitura, com a participação dos atores: Bruno Huca, Carolina Serrão, João Pedro Mamede, Paulo B e Sílvia Filipe.

Desta edição do Laboratório de Dramaturgia, resultou ainda a publicação do texto FRENTE À MINHA TELEVISÃO SOU EU O IMPERADOR, de Rui Xerez de Sousa, na coleção “Nova Dramaturgia Portuguesa”, em parceria com a Companhia de Teatro Lêndeas d´Encantar e com a Folha de Medronho - Artes Performativas.

 

 

DATA/HORA
 
 
07 de Março 2017 

Apresentação do Projecto Laboratório de Dramaturgia

ConviteDigital LAB 4ªED

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DATA/HORA
 
 
2016

3ª Edição do Laboratório de Dramaturgia

A 3ª Edição do Laboratório de Dramaturgia decorreu entre Fevereiro e Setembro de 2016, propondo que o trabalho de escrita tomasse como ponto de partida uma situação inesperada que levasse, uma ou mais personagens, a permanecer num determinado espaço. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda em conta um limite de 4 actores para a possível concretização cénica do texto.

O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 3ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Paula Magalhães (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Tiago Torres da Silva e Tiago Patrício.

Foram recebidas 59 propostas, a partir das quais se seleccionaram os três autores participantes no laboratório: Ana Lázaro, Emília Costa e Firmino Bernardo, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “A dança das raias voadoras”, “Solidariedades” e “Requests, ou permissão para respirar”.

Ao grupo responsável pela selecção associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo.

Antes da finalização do texto por parte dos autores, foi promovida uma sessão de leitura, com a participação dos actores: Ana Bento, Carla Chambel, Maria João Pinho, Miguel Raposo, Mina Andala, Rui M. Silva, Sílvia Filipe e Simon Frankel.

Desta 3ª edição do Laboratório de Dramaturgia resultaram dois textos que agora se publicam: A DANÇA DAS RAIAS VOADORAS, de Ana Lázaro, e REQUESTS, OU PERMISSÃO PARA RESPIRAR, de Firmino Bernardo, no âmbito da Colecção Azul Cobalto / Teatro da editora Companhia das Ilhas, em parceria com o Teatro Meridional e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

DATA/HORA
 
 
2014/2015

2ª Edição do  Laboratório de Dramaturgia

 

 

A 2ª Edição do Laboratório de Dramaturgia - ESCREVER UM LUGAR - decorreu entre Outubro de 2014 e Novembro de 2015, propondo, como imaginário de base para a escrita de sinopses, uma Estação Rodoviária / Central de Camionagem, numa localidade fora dos grandes centros urbanos e cuja acção decorria na actualidade. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda de ter em conta o limite de 4 actores para a concretização cénica das vozes/personagens a criar.

O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 2ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Paula Magalhães (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Ricardo Neves-Neves e Tiago Torres da Silva. A este grupo, associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo.

Foram recebidas 24 propostas, a partir das quais se seleccionaram os autores participantes no laboratório: Fátima Ribeiro e Fernando Giestas, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “BRO” e “Porcos”.

No final processo de acompanhamento da escrita dos textos, foi promovida uma sessão de leitura com a participação dos actores: Lourenço Seruya, René Vidal, Sílvia Barbeiro, Susana Madeira e Vítor Alves da Silva.

 

DATA/HORA
 
 
2013/2014

1ª Edição do  Laboratório de Dramaturgia

 


 
40russasaecsmfsfg


A 1ª Edição do Laboratório de Dramaturgia - ESCREVER NO ESPAÇO - decorreu entre Setembro de 2013 e Julho de 2014, propondo, como ponto de partida para a escrita de sinopses, um espaço cénico desenvolvido pelo cenógrafo Fernando Ribeiro, tendo sido facultado aos candidatos um desenho virtual desse espaço. Os escritores/dramaturgos tiveram ainda de ter em conta o limite de 4 actores para a concretização cénica das vozes/personagens a criar.


O painel responsável pela selecção das sinopses, nesta 1ª edição, foi constituído por: Maria João Brilhante e Maria Helena Serôdio (Centro de Estudos de Teatro / FLUL), Natália Luíza (Teatro Meridional), Rui Pina Coelho e Ricardo Neves-Neves. A este grupo, associou-se ainda Mónica Almeida (Teatro Meridional), ficando assim constituído o painel de acompanhamento das sessões realizadas com os autores ao longo do processo criativo.

Foram recebidas 23 propostas, a partir das quais se seleccionaram os três autores participantes no laboratório: Hugo Miguel Coelho, Jorge Palinhos e Tiago Ribeiro Patrício, cujos textos tinham, respectivamente, os seguintes títulos provisórios: “Naufrágio”, “Parking” e “Reestruturação”.

Antes da finalização do texto por parte dos autores, foi promovida uma sessão de leitura, com a participação dos actores: António Fonseca, Carla Chambel, Catarina Guerreiro, João Maria Pinto, José Mata, Maria Teresa Barbosa, Miguel Seabra, Sílvia Filipe e Wagner Borges.

Desta 1ª edição do Laboratório de Dramaturgia – ESCREVER NO ESPAÇO – resultaram dois textos: "Parking", de Jorge Palinhos, e "Desmaterialização", de Tiago Patrício, que se publicaram num único volume, no âmbito da coleção "azul cobalto | teatro" da editora Companhia das Ilhas, numa parceria com o Teatro Meridional e o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.
Ao subscrever a newsletter do Teatro Meridional, está a dar-nos permissão para o tratamento dos seus dados de acordo com o Regulamento Geral da Proteção de Dados. A AMC garante que os dados se destinam exclusivamente para a divulgação e promoção da sua actividade e programação. Para mais informação sobre a nossa política de privacidade, carregue aqui