Programação>Acolhimentos

IMG 3699 Pedro Azevedo

POPULAR

de SARA INÊS GIGANTE

 

TM ACOLHIMENTO

criação e texto de Sara Inês Gigante

20 a 30 JUN 2024 | Qua - Sáb 21h00 | Dom 17h00

 

SINOPSE

POPULAR é um espetáculo-desafio que parte da autoficção de que a criadora e intérprete pretende ser uma artista popular, desafiando os padrões do panorama cultural e do universo popular através de uma fusão entre os dois. A proposta serve-se da fricção existente entre a cultura de elite e a cultura de massas para pensar o público enquanto coletivo e as divisões sociais que esta tensão pode refletir.

Entre a biografia e a pesquisa, esta criação conduz a um questionamento sobre outros conceitos que pertencem à mesma família lexical da palavra "popular", como popularidade, pop e populismo.

POPULAR acabará sempre por se questionar se poderá ter sido, ou não, popular.

 

FICHA ARTÍSTICA

interpretação Sara Inês Gigante apoio à criação e dramaturgia Malu Vilas Boas cenografia F. Ribeiro desenho de luz Manuel Abrantes produção musical e sonoplastia FOQUE colaboração musical Cláudia Pascoal apoio e operação de luz Tiago Coelho fotografia e design gráfico Pedro Azevedo produção executiva Leonardo Garibaldi, Joana Silva coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural Vila Flor, Espaço do Tempo, Teatro Viriato, FITEI/Teatro Municipal do Porto, Teatro-Cine Torres Vedras, A Moagem parceria Abril Abriu Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, Câmara Municipal de Lisboa, EGEAC, Teatro Meridional residência artística fAUNA | habitat de criação - Teatro da Didascália

 

A Bolsa Amélia Rey Colaço é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, do Centro Cultural Vila Flor, d'O Espaço do Tempo e do Teatro Viriato.

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

A classificar pela CCE

 

DURAÇÃO

1h45

 

BILHETEIRA

meridional.bol.pt | 91 999.doze.treze | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

BIOGRAFIA

SARA INÊS GIGANTE
Criadora e atriz. Minhota. Nasceu em 1994 em Viana do Castelo. Formou-se na ACE - Teatro do Bolhão, no Porto,e na Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa. Foi atriz estagiária no Teatro Nacional D. Maria II em 2017/18. Em 2015 participou numa criação coletiva com Peça Romântica Para um Teatro Fechado, de Tiago Rodrigues. Trabalhou como intérprete com Jorge Silva Melo/Artistas Unidos, Pedro Frias, Alex Cassal, Gustavo Ciríaco, Bruno Bravo, Pedro Gil, Raquel Castro, entre outros. Fez assistência de encenação/apoio à criação a Tiago Guedes, Catarina Requeijo e Raquel Castro. Em 2021 estreou-se como criadora com o espetáculo YOLO, integrado no festival Temps d'Images. Em 2022 apresentou uma nova criação: é autora, criadora e intérprete do espetáculo Massa Mãe, tendo estreado no Festivais Gil Vicente, em Guimarães e com digressão por Lisboa, Porto, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Funchal, Leiria, Covilhã, Braga, Portalegre, Barcelos e Torres Vedras.

 

sl8 Livrar me
LIVRAR-ME

de Ana Lázaro

TM ACOLHIMENTO

Criação de Sandra Barata Belo e Raquel Oliveira

31 JAN a 18 FEV 2024

Qua - Sáb 21h00 | Dom 16h00

SINOPSE

Uma Mulher conta-se como se fosse a narradora da sua própria vida antes de ficar completamente às escuras. Como uma Personagem de um Livro que  nunca chegou a acontecer, ou de uma história que pelo contrário não deixa nunca de se desenrolar. É através dos livros que entra em diálogo com o passado. Uma Filha que procura por uma Mãe. Que conversa sem nunca ter a certeza de ter voz, no silêncio. Uma Família de Mães e Filhas que se ligam entre tempo inefáveis porque serão sempre tão imensos quanto o espaço que ocupam umas nas outras. 

FICHA ARTÍSTICA

Texto Ana Lázaro | Criação e interpretação Sandra Barata Belo e Raquel Oliveira | Assistência de encenação Carolina Ferrão | Música Luísa Sobral | Sonoplastia Nanu Figueiredo | Coreografia Cláudia Nóvoa | Cenografia Rui Francisco | Figurinos Pilar Peres | Desenho de Luz Tasso Adamopoulos | Operação técnica Luís Moreira | Assessoria de imprensa Helena Marteleira | Design e fotografia Telmo Sá | Produção Executiva Cassefaz | Produção Beladona

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/12

DURAÇÃO

1h10

BILHETEIRA

meridional.bol.pt | 91 999.doze.treze | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

CYRANO DE BERGERAC

de Edmond Rostand

TM ACOLHIMENTO

ACT - Escola de Actores

23 e 25 junho 2023

Sex. 21h e Dom. 16h00 

SINOPSE

Filósofo, Físico, Inventor de Rimas, Briguento, Músico, Aluado, Grande Espadachim e Amante também - nem sempre para o seu próprio bem
Quem é ele?
Ele é Hércules-Saviniano De Cyrano de Bergerac, herói trágico-cómico da obra-prima de Edmond Rostand.
Apresentando-se com um nariz… que digo, com um nariz? É mais um penedo, um cume, um cabo, ou até mesmo uma península. Cyrano não pode amar a sua prima Roxane senão em segredo. Entretanto o belo Christian, completamente enamorado dela, não tem coragem para ousar confessar-lhe o seu desejo. Pouco importa, Cyrano emprestar-lhe-á o seu e escrever-lhe-á as palavras da sua paixão: a única forma de libertar o seu louco amor. Esta é a intriga da peça em que mergulhámos durante semanas para levar à cena no Teatro Meridional o vento da paixão francesa.

 

FICHA ARTÍSTICA

Texto: Edmond Rostand
Encenação: Petronille de Saint-Rapt
Desenho de Luz: Miguel Seabra
Interpretação (Alunos do 2º ano Curso Profissional de Actores da ACT):
Afonso Alão, Ana Sofia Silva, Artur Cunha e Costa, Carolina Ferrão, Fátima Dantas, Guilherme Arabolaza, Ina Esanu, Inês Correia, Inês Pombinho, Leonor da Silva, Maria Braga da Cruz, Miguel Cruz, Rafaela Simas, Ricardo Morgado, Vanessa Marques.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/12

DURAÇÃO

2h 

BILHETEIRA

meridional.bol.pt | 91 999.doze.treze | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

sl3 O AQUI TM Banner Site

 

O AQUI

CiM - Companhia de Dança

 

TM ACOLHIMENTO

CiM - Companhia de Dança e Vo'Arte 

 

29 de JUNHO a 2 de JULHO 2023*

Qui e Sáb 21h00 | Dom 17h00

*30 de junho - Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e conversa com equipa artística após o espetáculo

 

SINOPSE

O AQUI é um espectáculo de dança cujo tema é o tempo. O tempo cronológico e o tempo interior, explorados através do cruzamento de linguagens, tecendo uma peça em que os sentidos e as emoções nos conduzem a um reequilíbrio constante. Em palco, é criado um espaço de desafio, uma arena de olhares e de questionamento, que induz à reavaliação de quem sou Eu e de quem é o Outro.
O AQUI pretende ser um lugar de paragem nas modelações e encenações que a sociedade produz, numa procura constante do humanismo absoluto. Um espectáculo com uma narrativa por vezes fluida, por vezes fragmentada, onde se encontram mundos com diferentes circunstâncias de ser e de estar, onde confluem o risco e o afecto, o arrojo e a generosidade e se conquista um espaço de igualdade.

 

FICHA ARTÍSTICA

Direção Artística e Coreografia Ana Rita Barata
Direção Artística e Cinematografia Pedro Sena Nunes
Dramaturgia e Voz Natália Luíza
Interpretação Bruno Rodrigues, David Fernandes, Diletta Bindi, Joana Gomes, José Ribeiro, Jorge Granadas, Maria Figueiredo, Maria Inês Costa, Nelson Moniz
Música João Gil
Música Gravada & Interpretada Artur Costa (saxofone, sintetizadores e programações), Daniela de Brito (violoncelo), João Gil (viola e cavaquinho)
Gravação de Voz Nuno Costa
Estúdio de Gravação de Voz Timbuktu
Cenografia Wilson Galvão
Desenho de Luz Cristina Piedade
Figurinos e Adereços Marta Carreiras
Desenhos e Pinturas João Ribeiro
Imagens Subaquáticas Nuno Madeira
Edição de Vídeo Vo’Arte João Dias
-
Direcção Técnica Ricardo Pimentel
Produção Vo’Arte Inês Baptista
Direcção e Coordenação Executiva CiM António Barata, Célia Carmona
Apoio Técnico CiM António Paiva
-
Co-produção Vo’Arte, São Luiz Teatro Municipal e Teatro Nacional São João
Agradecimentos Cristina Piedade, Vasco Pinhol, Rui Simão
Parceiros Associação Cultural CiM, Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian – SCML

 

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6

 

DURAÇÃO

1h10min

 

BILHETEIRA

meridional.bol.pt | 91 999.doze.treze | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

BIOGRAFIA CiM - Companhia de Dança

Criada em 2007, tem vindo a promover uma abordagem pioneira da criação artística face à inclusão, através da dança e da imagem. A CiM procura a diversidade de caminhos e um constante enriquecimento através de experiências, onde a multidisciplinaridade surge como impulso de novos métodos e respostas à produção e exploração artísticas. Desenvolve um trabalho regular de formação e sensibilização focado nas particularidades do movimento e expressividades únicas de cada bailarino/intérprete, potenciando através da coreografia uma visão mais criativa da ideia de capacidade e limite, revelando a diversidade enquanto força motriz.
Com um reportório de 14 espetáculos, apresentados em território nacional em mais de 30 cidades e internacionalmente em 12 países distintos, com a participação de 100 artistas com e sem deficiência, e ainda com uma forte componente de formação com 40 workshops e mais de 2 mil participantes, é um percurso longo e recompensador, de grandes conquistas, partilhadas por mais de 220 mil espectadores.

Mais info: www.voarte.com

 

1

A FORMA DAS COISAS

de Neil Labute

TM ACOLHIMENTO

ACT - Escola de Actores

22 e 24 junho 2023

Qui e Sáb 21h00 

SINOPSE

Uma peça sobre amor, arte e as fronteiras que os separam entre si, pelos olhos de 2 casais cujos laços amorosos e afetivos serão testados ao limite. “A Forma das Coisas” levanta questões de um modo quase descomprometido, conduzindo o espectador por uma teia de questionamento sobre a moralidade, o livre arbítrio, o juízo de valor e a concepção da verdadeira arte.

 

FICHA ARTÍSTICA

Texto: Neil Labute
Encenação: Sofia de Portugal
Desenho de Luz: Miguel Seabra
Interpretação (Alunos do 2º ano Curso Profissional de Actores da ACT):
Ana Margarida Coelho, António Maria, Francisco Monteiro, Inês Dias Vieira, Inês Correia, Joana Vaz Silva, Juliana Casado, Leonor Oliveira, Maria Almeida, Marta Gomes, Marta Rebelo da Silva, Mónica Belchior, Nuno Vargas, Rita Sanchez, Rodrigo Figueiredo, Vasco Pereira Coutinho.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/14

DURAÇÃO

1h 45min

BILHETEIRA

meridional.bol.pt | 91 999.doze.treze | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.
Ao subscrever a newsletter do Teatro Meridional, está a dar-nos permissão para o tratamento dos seus dados de acordo com o Regulamento Geral da Proteção de Dados. A AMC garante que os dados se destinam exclusivamente para a divulgação e promoção da sua actividade e programação. Para mais informação sobre a nossa política de privacidade, carregue aqui